Videomonitoramento da STTU começa a multar neste domingo


Após o período de adaptação e sinalização das vias, as 54 câmeras de videomonitoramento de trânsito instaladas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) começam a registrar infrações e aplicar multas neste domingo, 10.
As câmeras espalhadas em 36 pontos da capital são capazes de flagrar infrações dentro do carro como uso indevido do telefone celular e a não colocação do cinto de segurança pelo motorista e passageiros.
Ficará a cargo dos fiscais da STTU a fiscalização e aplicação das multas que serão realizadas em tempo real.
Estão no vídeomonitoramento as avenidas Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Salgado Filho, Romualdo Galvão, Felizardo Moura, Rio Branco, Deodoro da Fonseca, Campos Sales.
Também estão videomonitoradas as ruas Jaguarari, São José e Mário Negócio, além da Ponte Newton Navarro, que já contavam com as câmeras, mas com outro tipo de uso. Segundo dados da STTU até o mês de março deste ano foram aplicadas mais de 50 mil multas.
As infrações mais comuns são o excesso de velocidade, que representa 40% das multas por radares. A segunda é o avanço do sinal vermelho, com 4.154 multas, o que representa 9,94% do total e a terceira mais comum foi a conversão à esquerda em local proibido, com 2.732 multas aplicadas.