Souza comemora novas vagas de UTI em Mossoró e cobra Termo de Cooperação


Crédito da Foto: Eduardo Maia

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Souza (PHS) comemorou a contratação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Governo do Estado em Mossoró. Segundo o parlamentar, a medida foi uma proposta apresentada em audiência pública promovida recentemente por ele na cidade. Agora, ele cobra a formalização do Termo de Cooperação para assegurar cirurgias eletivas.

“Essa contratação vai gerar economia e eficiência. Economia porque, quando os pacientes conseguiam vagas de UTI por meio da Justiça, o Governo não sabe quanto vai pagar e agora os valores são certos, constam no contrato. Eficiência, pois foi aumentado em 100% o número de leitos para atender Mossoró e cidades vizinhas”, avaliou o deputado, ressaltando que a média de judicialização era de seis pacientes por dia.

Souza explicou que, desde a sua fundação, há 31 anos, o Hospital Regional Tarcísio Maia só contava com nove leitos de UTI. Agora, com a contratação das vagas no Hospital Wilson Rosado, a oferta na cidade passou para 19. De acordo com o parlamentar, o contrato acontece enquanto as obras na unidade hospitalar de responsabilidade do Estado não são finalizadas. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no próximo ano.

O deputado registrou ainda que, com a contratação, o foco agora é cobrar a efetivação do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró, para assegurar a realização regular de cirurgias eletivas na cidade. Souza disse em plenário que a minuta do Termo já passou pelo Conselho Estadual de Saúde, onde recebeu deliberação favorável, e aguarda agora parecer da Procuradoria Geral do Estado.

Nenhum comentário