SMS de Extremoz inicia vacinação antirrábica na Zona Rural; Centro terá “Dia D”


A Secretaria de Saúde de Extremoz (SMS) iniciou pela Zona Rural do município a Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina. A vacinação teve início no dia 15 de agosto e estende-se até 18 de outubro. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva por meio da vacinação de cães e gatos, evitando a doença em humanos.

Na Zona Rural, uma equipe de dez vacinadores está visitando diariamente casa a casa para fazer a vacinação dos animais. Já no centro, o “Dia D” de vacinação será 7 de outubro. Neste dia haverá três postos fixos (Izula Rações, na praça do Centro; Pet Cão Casa de Ração, em Jardins de Extremoz; Alder Rações, próximo ao Eco Diversões) que funcionarão das 7h às 17h.

A população também pode levar os animais de segunda a sexta - no período da campanha - ao Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, durante as manhãs. O endereço é Travessa Joaquim de Góis, nº 04, Centro.

Segundo o médico veterinário da SMS, Giezy Félix, a raiva é transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura.

“Uma das principais ações para o controle da raiva em áreas urbanas é a campanha de vacinação antirrábica canina e felina realizada anualmente. Essa ação continua sendo responsável pela diminuição do número de casos de raiva nesses animais e, consequentemente, em humanos”, explica o veterinário.

Nenhum comentário