Projeto Saúde na Praia realiza Edição Primavera nesta quinta e sexta-feira


O Projeto Saúde na Praia da Unidade de Saúde de Ponta Negra, no Distrito Sanitário Sul, realiza a edição Primavera nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), das 8h às 13h, em uma tenda montada no calçadão da orla de Ponta Negra entre os quiosques 7 e 8.

Promovida pela Unidade de Saúde de Ponta Negra, as ações de promoção à saúde nessa edição contam com rastreamento de diabetes mellitus e hipertensão arterial, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST"s), prevenção do câncer infantojuvenil, prevenção ao suicídio e Campanha de Doação de Órgãos.

As atividades contam ainda com verificação de pressão arterial e glicemia capilar, assim como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacinas contra tétano e hepatite B para adultos.

De acordo com a enfermeira da USF de Ponta Negra, Meine Siomara, essa ação foi idealizada a partir do cadastramento da população da Vila que detectou que grande parte dos usuários cadastrados trabalha na praia, quer seja como ambulantes, garçons, quiosqueiros ou outros, e não comparecem à unidade por estarem desenvolvendo suas atividades laborais no horário do funcionamento do serviço.

Nas 15 edições do Projeto, foram atendidas 2.556 pessoas, gerando uma média de sete procedimentos por pessoa, totalizando 17.892 nessas edições. Além de ser uma atividade voltada para a saúde do trabalhador, também é levada em consideração a integralidade e acessibilidade preconizados pelo SUS.

“Nosso projeto foi publicado no livro dos Trinta Anos da Secretaria de Saúde de Natal, como experiência exitosa, assim como no livro Gestão e Políticas de Saúde, da Coleção Direito e Saúde, LAPPIS Integralidade em Saúde, pelo Ágora 21 (2016), por sua apresentação em Congresso Direito e Saúde, no Chile, 2015”, destacou a enfermeira, Múcia Teixeira.

O projeto também foi apresentado em Congresso de Medicina da Família, realizado em Natal 2016 e Congresso Íbero-Americano de Medicina da Família e Comunidade, em Montevidéu, 2015.