Projeto oSERdeLuAna realiza primeira exposição em outubro


Captar a essência e a beleza da mulher e pincelá-las em sua própria pele. O projeto oSERdeLuAna, da artista visual potiguar LuAna Cavalcante, tem essa proposta. Após meses de trabalho e mais de 80 artes cujas telas são mulheres, o projeto vira exposição. A vernissage acontece dia 5 de outubro, às 19h, no Between Food & Gallery, em Petrópolis, com entrada gratuita, e fica em cartaz até dia 31 de outubro.

Na primeira exposição d’oSERdeLuAna, o expectador encontrará 36 capturas fotográficas impressas. São corpos femininos – plurais tanto na idade quanto na forma – que serviram de tela para esta arte que é uma mescla de suas vivências, expectativas e anseios. A pintura na pele também reforça que toda mulher tem sua beleza, é dona de si e empoderada. A arte é feita após longa conversa entre criadora e criatura, na qual a artista capta aspectos marcantes da mulher, desde experiências a traços de personalidade, rasga sua pele com pinceladas e os expõe. A seleção das mulheres é feita tanto de modo espontâneo como mediante reservas para o e-mail oserdeluana@gmail.com.

A programação da vernissage contará com discotecagem de Alice Carvalho e sarau poético, musical e performático com Louise Marinho, Drika Duarte, Roberta Alves, Priscilla Müller, Dani Cruz, Patricia Palhano, Renata Cibelli e Jackie Monteiro. Além disso, o microfone ficará aberto para o público expressar a voz feminina, e ainda será lançada uma T-shirt exclusiva Vestimenta para oSERdeLuAna.

A 1ª exposição oSERdeLuAna foi selecionada pelo Sebrae RN por meio do Edital Economia Criativa 2017. Em novembro, segue para a galeria Câmara Clara, também em Natal.

Sobre o projeto

Idealizado pela artista visual mossoroense LuAna Cavalcante, o projeto oSERdeLuAna utiliza o corpo feminino como tela de expressão em forma de pintura. A artista assina desde a concepção artística (conceito e pintura corporal) até os registros documentais (vídeos e fotos), sendo responsável por captar a essência íntima e a beleza de todo o processo que envolve o SER feminino.

O projeto começou de forma despretensiosa. Após vários estudos em superfícies diversas, o processo da artista evoluiu para pinceladas além do papel e da tela, chegando ao próprio corpo. Durante o processo criativo, foram descobertos e agregados diversos valores que foram agregados ao visual, como desmistificar o estereótipo do “corpo perfeito” da mulher e, desse modo, estimular a sensação de liberdade, aceitação e empoderamento. A partir daí, o desafio de LuAna foi encontrar os significados em cada mulher, num processo que envolve diálogo, desenho conceitual no papel, pintura corporal e o momento final, a captura das expressões pela fotografia.

Os registros fotográficos e audiovisuais foram durante veiculados exclusivamente nas mídias sociais do projeto e da artista desde que o projeto. Em outubro, mês em que oSERdeLuAna completa um ano, as artes saem do online e se transformam em exposição, a primeira de muitas a depender da artista.


Serviço
O quê? Projeto oSERdeLuAna realiza primeira exposição
Vernissage? 5 de outubro, às 19h
Período? Até 31 de outubro, das XX às XX
Onde? Between Food & Gallery (Av. Campos Sales, 384, Tirol, Natal RN)
Visitação gratuita
Facebook | Instagram | Youtube: /oserdeluana
Quer se tornar SER? Agendamentos por meio do oserdeluana@gmail.com