Prefeitura de Extremoz e TJRN levam “Justiça e Escola” a professores do município


Professores e gestores escolares da rede pública municipal de Extremoz participam nesta quarta (27) e na quinta (28) do programa “Justiça e Escola”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O evento será realizado em parceria com a Prefeitura de Extremoz e tem como objetivo disseminar nas escolas princípios de Justiça para cultura de paz e educação ética dos alunos.

O evento acontece em Extremoz, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Darcy Ribeiro - e terá a participação de 120 professores e gestores da rede pública municipal. A desembargadora do Tribunal de Justiça do RN, Maria Zeneide Bezerra, e o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, também participam da programação.

O Justiça e Escola é realizado por meio de oficinas ministradas por formadores do Tribunal de Justiça aos professores e gestores escolares do município acerca de temas jurídicos de interesse da comunidade escolar e por meio da metodologia chamada “O Caráter Conta”. A metodologia se baseia em seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, ética e cidadania. A partir das oficinas, os professores se tornam multiplicadores dos conceitos junto aos alunos.

O secretário de Educação de Extremoz, Eliê Ribeiro, fala sobre a importância do programa para a formação dos professores e dos estudantes do município. “Quando a Prefeitura de Extremoz, através do prefeito Joaz Oliveira, fez essa parceria com o Tribunal de Justiça, nosso objetivo foi fazer com que nossos professores trabalhem esses pilares na escola. Isso vai contribuir para uma formação ética desses cidadãos, ajudando a reduzir conflitos sociais que, se não fossem trabalhados, consequentemente se transformariam em processos”, declara Eliê.

Na quarta-feira (27) a programação inicia às 8h e vai até às 17h. Na quinta-feira (28), dia do encerramento, o evento será até às 16h.