Pescadores e marisqueiras de Grossos reivindicam melhorias para a categoria


Dando continuidade à agenda de trabalho definida após a audiência pública sobre a problemática do sal, realizada no dia 5 de setembro na Câmara de Grossos, a vereadora Clorisa Linhares (PSDC) se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 28, com pescadores e marisqueiras na praia de Pernambuquinho. No encontro, a categoria apresentou uma pauta de reivindicações, que será incluída e debatida pelo Grupo de Estudos formado após a audiência pública.

“Estamos aqui para ouvir vocês. Conhecer as necessidades do grupo, identificar de que forma a atividade de exploração salineira afeta a categoria e chegarmos a um denominador comum, uma vez que o estuário é fonte de sustento tanto dos pescadores e marisqueiras, quanto de quem sobrevive da indústria salineira”, explicou Clorisa.

A categoria solicitou apoio à vereadora em questões como o descarte das águas-mães, substância insolúvel, remanescente da fase de filtração dos cristais de sal. Conforme expuseram os pescadores, o despejo irregular dessa composição prejudica o rio e, consequentemente, afeta a atividade pesqueira.

“Esse tema já está sendo debatido no Grupo de Estudos. Há alternativas para a utilização da água-mãe. Pesquisas apontam que elas servem, inclusive, para o processo de adubação. É importante frisar que muitas salinas já fazem o descarte adequado dessa substância, mas há casos em que, realmente, é preciso rever o processo, de forma a não prejudicar o meio ambiente e os pescadores”, acrescentou Clorisa.

Também foram feitas reivindicações no sentido de viabilizar a regulamentação da posse de terra onde hoje vivem os pescadores; a elaboração de um cadastro para facilitar a entrada dos pescadores nas salinas; construção de um muro de contenção para evitar o avanço das dunas e a criação de Estação Ambientais na região, proposta essa já defendida por Clorisa.

Ainda no encontro, a parlamentar solicitou a inclusão de um representante da Colônia de Pescadores e da Associação de Marisqueiras no Grupo de Estudos. Foram definidos, em consenso, os nomes de José Maria Claudino e Raimunda Francisca de Souza.

Além da vereadora, a reunião contou com a presença do professor universitário Rogério Taygra, autor dos livros “Biodiversidade nas Salinas” e “Recuperação de Manguezais”. Ele reforçou a importância de se ouvir os pescadores e marisqueiras. “Precisamos entrar em convergência, eliminar os possíveis conflitos, buscar o desenvolvimento sustentável, conciliar a atividade salineira com a pesca”, pontuou o docente.

Para a presidente da Associação de Marisqueiras de Grossos, Navegante Maria dos Santos, a reunião foi muito produtiva. “É um avanço que estamos alcançando. A vereadora Clorisa está de parabéns pela atitude, pois há parlamentares que não se interessam pelos problemas do povo”, concluiu.

CAPACITAÇÃO

Ainda na reunião, a vereadora Clorisa apresentou ao grupo a nova voluntária do Projeto Realizando Sonhos: a contadora Luzia Sara, que auxiliará os pescadores oferecendo, gratuitamente, cursos de capacitação em áreas como gestão de custos e empreendedorismo.