Nordeste Open de Jiu-Jitsu começa nesta sexta-feira em Natal


A 10ª edição do Nordeste Open de Jiu-Jitsu (NEOJJ) começa nesta sexta-feira, 8, e segue até o domingo, 10, no ginásio do Sesi, em Natal, e distribuirá mais de R$ 40 mil em prêmios, sendo R$ 25 mil desse montante em dinheiro. Mais de 1,5 mil atletas de todo o Brasil estão inscritos na competição. Por revelar talentos, o evento é considerado o principal do Nordeste e um dos mais importantes no cenário da arte suave no país.
Desse montante de atletas, 160 são crianças do Pré-Mirim ao Mirim (4 aos 9 anos); 307 do infantil ao infanto-juvenil (10 aos 15 anos); 137 no juvenil (16 aos 17 anos); 565 do adulto ao master. No geral, são 202 mulheres e 1.395 homens. “Somando, temos mais mulheres, crianças e atletas infanto-juvenil do que Adultos e Masters. Isso mostra como o perfil da competição mudou. O Jiu-Jitsu hoje é muito inclusivo para crianças e mulheres, o que dá um atrativo a mais à competição por agregar a família inteira”, detalhou Gabriel Negreiros, um dos organizadores do evento.
As disputas ocorrerão em 342 categorias, divididas por idade, graduação e peso, somando mais de 3 mil lutas. Outro ponto que chama atenção no NEOJJ é a presença maciça de público: são esperadas mais de 5 mil pessoas por dia no ginásio.
Como nas edições passadas, a arbitragem do evento será chancelada por profissionais da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). “Para dar segurança ao atleta, seguimos todas as normas técnicas e de segurança, estabelecidas pela Confederação Brasileira da modalidade”, explica um dos organizadores da prova, Nivaldo Pereira.
Nesta edição da NEOJJ, quem for apreciar as competições poderá contribuir doando 1kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados a algumas entidades a serem definidas. “A proposta é despertar na população a solidariedade, de modo que ela não fique apenas nos dias das competições, mas que seja uma constante na vida das pessoas”, frisa Gabriel Negreiros.
O Nordeste Open de Jiu-Jitsu (NEOJJ) é uma realização da HC Sports e da Fábrica de Esportes, com o patrocínio máster da Cabo Telecom.
AGORARN.COM.BR