Natal sedia a Maratoninha pelo 13º ano consecutivo


Natal realiza a 13ª edição da Maratoninha na cidade. Ela estreou no Circuito em 2005, mesmo ano em que inauguramos Maceió. Este ano esperamos reunir uma média de 1400 atletas na competição. Natal já é a 18ª etapa da Maratoninha 2017. Faltam apenas mais cinco. Já começamos a nos preparar para o encerramento de mais um ano, cheio de sucesso e novidades.
O Circuito Caixa de Maratoninha é o maior evento de corrida infantil do País.

Data, hora e local: dia 10 de setembro, às 8h, no Campus Universitário da UFRN
Padrinho: Arnaldo de Oliveira
Email para inscrição avulsa: ccmaratoninhanatal@gmail.com
Informações: (84) 99874-3715 ou pelo site www.maratoninha.com.br

Maratoninha Sobre Rodas
A grande novidade do Circuito 2017 é a “Maratoninha Sobre Rodas”. O percurso de bicicleta foi inaugurado em 2016, em Teresina (PI), no mês de agosto, e repetimos a experiência nas etapas subsequentes. Deu tão certo, que decidimos estendê-la indefinidamente. O que antes era apenas um projeto, agora virou realidade.
Até agora, a Maratoninha Sobre Rodas tem feito bastante sucesso. Dependendo do público, temos apenas uma bateria da corrida de bike em determinada etapa, mas já chegamos a fazer quatro baterias, como em Sorocaba, onde a garotada curtiu demais a inovação.
Natal já está recebendo a Maratoninha Sobre Rodas pela segunda vez.

Renovação
Todos os anos procuramos trazer uma nova cidade para integrar o Circuito. Este ano São Paulo entrou no nosso calendário, tornando-se, assim, a quinta cidade do Estado a completar o cronograma. Aliás, nossa estreia na capital paulista foi um triunfo total.

Inclusão Social
O grande mérito da Maratoninha é o trabalho de inclusão social que ela faz. Noventa por cento dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas que fazem um trabalho de assistência a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. Além de democratizar o esporte e gerar mais saúde física e mental, a Maratoninha é um meio de ascensão escolar e social.

Breve histórico
A Maratoninha foi idealizada por Jamil Elias Suaiden, proprietário da VGS Produções, organizadora do evento. Ex-ciclista profissional e representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Jamil inaugurou a Maratoninha em outubro de 2002, em comemoração ao Dia das Crianças, em Brasília. Mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1500 crianças de 6 a 12 anos de idade.

Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha estava presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, 21. Hoje são 23 etapas, percorrendo o país de norte a sul.