Natal recebe Check-up Vascular com atendimento gratuito para a população


Natal receberá no dia 7 de outubro, das 9h às 15 horas, no estacionamento do Shopping Via Direta, Zona Sul da capital, o Check-up Vascular. A ação de cidadania será promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Rio Grande do Norte (SBACV-RN) em parceria com a FQM Farmoquímica, e tem como objetivo prestar serviço gratuito à população, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento. A ação do Check-up Vascular irá anteceder o 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontecerá em Natal, de 9 a 13 de outubro, no Centro de Convenções, reunindo mais de 2.000 especialistas.
O Check-up Vascular oferecerá uma estrutura montada com tendas de apoio e uma carreta, que será usada para o atendimento, onde os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas, além de orientar o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.
Para o presidente da SBACV-RN, Dr. Marcio Villar de Freitas, a intenção é manter a missão da Sociedade em promover a saúde vascular da população. “Nosso objetivo é alertar, prevenir e diagnosticar as doenças vasculares que mais impactam na saúde das pessoas”, argumenta.
O presidente do 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular e diretor de publicações da SBACV Nacional, Dr. Gutenberg Gurgel, também ressalta a importância de uma ação como esta. “O Checkup Vascular é vital para a prevenção de várias doenças vasculares com comprometimento silencioso”, afirma.
O evento conta com a contribuição de cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e alunos ligados à SBACV-RN.  Espera-se atender cerca de 1.000 pessoas. Para o controle no atendimento, serão distribuídas fichas numeradas.

Causas das doenças vasculares:
Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.
Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.

Serviço:
Check-up Vascular
Data: 7 de outubro
Horário: Das 9 às 15 horas
Local: Shopping Via Direta