Natal realiza “Dia D” da vacina antirrábica em 7 de outubro


Com mais de 44,2 mil cães e gatos já vacinados contra a raiva dentro da Campanha Antirrábica 2017, iniciada em agosto passado, o município de Natal está finalizando os preparativos para o “Dia D” da ação, que será realizada no dia 7 de outubro (sábado). 

Postos de vacinação serão espalhados em toda a cidade, para que as pessoas levem seus animais para serem imunizados contra a doença, que pode ser transmitida ao homem e causar sua morte. 

Conforme o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na manhã desta terça-feira (26), já foram vacinados 29.407 cães e 14.850 gatos, o que significa 29,5% e 35,3% da população de cães e gatos em Natal, que possui aproximadamente 142 mil animais. 

A chefe do Setor de Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Huyliane de Souza, explica que a meta é vacinar 60% da população total de animais, conforme meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacinação prossegue até o próximo dia 18 de outubro. 

“A raiva é uma doença que pode ser transmitida ao homem e causar até a morte deste, por isso é tão importante manter a vacinação dos animais de estimação atualizadas”. 

Ela lembra que, quem tiver três ou mais cães e gatos em casa, pode solicitar o agendamento da visita domiciliar da SMS, para que um técnico em Zoonoses vá até a residência e vacine os animais existentes no local. Os interessados podem agendar pelos números 3232-8235 ou o 3232-8237.