Natal possui cinco unidades de referência para testes de diagnóstico de tuberculose


O município de Natal possui cinco unidades de saúde que são referência na realização dos testes tuberculínicos, também chamado de PPD e usados para o diagnóstico da tuberculose, gratuitamente pela rede de assistência à saúde. Cada uma dessas unidades fica situada em uma região administrativa, contemplando toda a cidade. 

O teste tuberculínico ou PPD é simples e eficaz para diagnosticar a tuberculose, doença infecciosa grave que afeta os pulmões geralmente por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculose ou pelo bacilo de Koch, transmitidos pelo ar exalado de uma pessoa infectada. Ela se manifesta quando o sistema imunológico está debilitado e seus principais sintomas são febre, perda de peso, tosse e cansaço acentuado, entre outros. 

A técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Gurgel, explica que quando a pessoa é diagnosticada com a doença, ela é encaminhada para tratamento que é feito pela própria unidade de saúde do território onde foi feito o diagnóstico. 

"O esquema básico do tratamento é feito por todas as unidades de saúde, seja de estratégia de saúde da família (USF) ou básica (UBS). No entanto, os casos especiais, com droga multirresistente, por exemplo, são compartilhados com o Hospital Estadual Giselda Trigueiro, especialista em doenças infectocontagiosas no Rio Grande do Norte”. 

No Distrito Sanitário Sul, a referência para o teste PPD é a unidade básica de saúde de Mirassol, todas as segundas e sextas-feiras pela manhã. No Distrito Sanitário Leste a referência é a unidade mista de Mãe Luíza, também nas manhãs das segundas e sextas-feiras. 

No Distrito Oeste, a referência é a USF Bom Pastor, às segundas, terças e sextas-feiras pela manhã, mesmos dias de atendimento na USF Vale Dourado, referência para os usuários atendidos pelo Distrito Sanitário Norte 2. Já no Distrito Norte 1, é a USF Gramoré, nas segundas-feiras à tarde.