Natal faz castração de 55 gatos na primeira atividade dos castramóveis


A Prefeitura Municipal promoveu a primeira ação de castração animal em Natal por meio dos castramóveis, equipamentos itinerantes de serviços veterinários, com 55 gatos machos castrados neste sábado (23). Realizada na sede operacional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na zona norte da capital, a ação contemplou, inicialmente, os proprietários de três ou mais animais. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a parceria da Universidade Potiguar (UnP).

A gerente técnica do CCZ, Úrsula Torres, afirmou que a ação inicial dos castramóveis foi tranquila, sem incidentes e que apenas 13 animais, dos que passaram pela avaliação das condições de saúde, com exames físicos e de sangue na última sexta-feira (22), foram considerados inaptos para a cirurgia.

“Foi tudo bem tranquilo, contamos com a participação de 50 pessoas, entre servidores da SMS, alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária e funcionários da UnP, além de voluntários das ONGs que atuam na área para o trabalho”.

Ela explicou também que será agendada uma reunião de avaliação desta primeira ação dos castramóveis, nos próximos dias, para eventuais ajustes, se necessário. Essa primeira ação foi voltada para acumuladores (pessoas que cuidam de três ou mais animais) que haviam se cadastrado no CCZ para o procedimento.