Mostra da Assembleia em shopping estimula desejo por intervenções culturais


O auxiliar administrativo Tiago Fonseca, 26, atravessava as sessões da livraria Saraiva, no Shopping Midway Mall, perscrutando os corredores. Não procurava nada em específico, mas esperava que algo chamasse sua atenção. Já na última prateleira, seu olhar, finalmente, foi capturado, mas para fora da livraria. Ele atravessou, então, o corredor, e se deteve contemplativo diante da mostra do Memorial da Assembleia Legislativa, até que, finalmente, fixou um foco e caminhou em direção ao acervo sobre Câmara Cascudo.

Como Tiago, tantos outros esboçaram semelhante reação. Cerca de 60 mil pessoas circulam diariamente no maior shopping de Natal. Uma exposição cultural não é exatamente o que elas esperam encontrar em corredores onde lojas e promoções se sucedem. "Por isso, quando a gente encontra algo assim, não tem como parar para ver", explicou o auxiliar administrativo, sugerindo na sequência: "Poderia haver mais iniciativas como essas".

A intervenção cultural em um shopping center não passa despercebida. Até quem apenas arrisca um olhar de curiosidade, vai reduzindo os passos até parar completamente e se voltar para o Memorial Legislativo.

Foi o caso da psicóloga Maria Dantas Bezerra. Ela disse que se emocionou quando viu uma máquina de datilografia na exposição.

"Remeteu ao meu pai. Ele era advogado e gostava de escrever na máquina. Eu me emocionei bastante", relatou. Ela também se soma ao primeiro personagem, Tiago Fonseca, e pede por mais intervenções culturais como essas.

"Muito interessantes essa exposição. A gente tem algo que quebra a rotina num centro de compras e paramos, sim, para ver. Acabamos absorvendo o conteúdo histórico cultural do que é exposto", descreveu a psicóloga.

A exposição do Memorial da Assembleia, em cartaz no shopping Midway Mall, segue até o dia 30 de setembro. A mostra revela parte do grande acervo de que dispõe a Casa. A mostra se localiza no terceiro piso, em frente à Livraria Saraiva.