Ex-deputados e familiares visitam Memorial e revivem história do Rio Grande do Norte


Parte da história do Rio Grande do Norte segue em exposição no shopping Midway Mall, onde está instalado parte do acervo do Memorial da Assembleia Legislativa. O espaço, que conta com a presença de servidores do Poder Legislativo, tem recebido pessoas de todas as idades, inclusive familiares de ex-parlamentares e alguns ex-deputados estaduais, que relembram parte da memória potiguar.

Se por um lado o Memorial dá a oportunidade do descobrimento de fatos que não foram vivenciados pelos mais jovens, por outro, o espaço também tem colaborado para reacender as lembranças afetivas de familiares de ex-parlamentares e dos próprios ex-deputados, que têm comparecido ao local. Membros da família da ex-deputada Lindalva Torquato, a segunda mulher a exercer um mandato no Legislativo, foram até o memorial e observaram a sessão falando sobre o pioneirismo feminino no Rio Grande do Norte. Porém, ela não foi a única que teve membros da família observando a exposição.

A viúva do ex-deputado Onésimo Maia, Maria Veneble Boaventura Maia, foi até o espaço montado no shopping e reviu a foto do ex-parlamentar, que foi deputado nos anos 80 e ocupava uma cadeira no Poder Legislativo na inauguração da atual sede, o Palácio José Augusto. Emocionada, Dona Maria elogiou a iniciativa da Assembleia e posou para foto ao lado da imagem do marido.

Já os ex-deputados Kleber Bezerra e Ezequiel José Ferreira de Souza, pai do atual presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), foram até o local e observaram fotos e objetos que relatam parte de suas trajetórias dentro do Poder Legislativo. Ezequiel, que foi parlamentar por três mandatos e presidiu a Assembleia entre 1973 e 1975, quando adquiriu o terreno para construção da atual sede, enalteceu a iniciativa de levar o Memorial ao shopping. Kleber Bezerra, que é um dos maiores colaboradores do Memorial da Assembleia, disse que continuaria contribuindo com material para manter viva a história do estado. Os funcionários da Assembleia que atuam no Memorial comemoraram a disposição em contribuir dos ex-parlamentares e também dos familiares.

"Estamos recebendo várias pessoas durante todo o dia e também presenças ilustríssimas, como as dos familiares e dos ex-deputados. Vários prometeram entregar mais objetos para enriquecer o nosso Memorial e, assim, manter viva a história do Legislativo. Com certeza, a exposição no shopping vai contribuir para que a população conheça um pouco mais sobre o Estado, mas também enriquecerá o Memorial", explicou o historiador do Memorial da Assembleia, Fábio Cortez.

A exposição do Memorial da Assembleia continua no Midway Mall até o dia 30 de setembro, e está aberto à visitação durante todo o horário de funcionamento do shopping.