Editora da Universidade Federal do RN oferece catálogo digital com mais de 100 livros para acesso gratuito


A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) ultrapassa a margem de 100 livros digitais, disponibilizados para download livre no endereço www.edufrn.org. O acervo é organizado em forma de catálogo, que divide os títulos por área de conhecimento para facilitar a busca pelos conteúdos de interesse. De acordo com o diretor da EDUFRN, professor Luis Passeggi, o formato digital democratiza o conhecimento e estimula a leitura, visto que é gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

O professor ressalta que o conteúdo é o mesmo para versões impressas e digitais, assim como todos os títulos, independentemente do suporte, passam por um processo de produção editorial dividido em cinco fases marcadas por um trabalho dinâmico, interligado e personalizado para cada obra. Em 55 anos de história, a EDUFRN já produziu mais de mil livros impressos e atualmente possui 127 livros digitais em seu catálogo. Assim, a Editora acompanha a inovação sem abandonar a tradição: sua produção editorial está no mundo dos livros digitais e, ao mesmo tempo, mantém o lançamento de livros físicos.

Para termos ideia, somente no ano passado foram lançadas 48 obras, das quais seis possuem versões impressas e 42 estão exclusivamente em suporte digital. De acordo com o diretor da EDUFRN, professor Luis Passeggi, a atual prevalência deste último se dá sobretudo pelo menor custo de distribuição e pela sua maior acessibilidade. Autores como a professora do Departamento de Nutrição da UFRN (DENUT), Bruna Leal Lima Maciel, atestam o último aspecto. Sobre a escolha do formato digital, ela acredita que promove mais visibilidade ao seu trabalho, com estatísticas que apontam para quase quatro mil visualizações da obra por pessoas localizadas em vários estados do Brasil e de outros países do mundo, como Estados Unidos, Portugal, Cabo Verde, Coreia do Sul e Moçambique.

Luis Passeggi acredita que a evolução para o digital atende às necessidades da sociedade e inclusive da comunidade universitária, mas isso não anula a importância do livro físico e sua perpetuidade na produção editorial. “Assim como a televisão não extinguiu o rádio, o moderno e-book dividirá sempre espaço com o tradicional livro impresso. Cientes dessa realidade, mantemos os dois em nossa rotina editorial”, assegura.

Hoje em dia, o catálogo da EDUFRN conta com mais de 1.200 títulos impressos disponíveis em seu acervo. Alguns deles são vendidos na Livraria Universitária, localizada no Centro de Convivência do campus central da UFRN, e distribuídos para outros estados por meio do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL), projeto da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) em convênio com suas filiadas. [ASCOM – Reitoria/UFRN]