Castração de animais domésticos começa neste sábado


O serviço de castração animal no município, por meio dos castramóveis, foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a triagem dos gatos domésticos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As castrações dos animais selecionados ocorrerão durante todo este sábado (23), como um plano piloto para o projeto. 

O médico veterinário da SMS, Joussie Maia, explicou que a triagem dos animais compreendeu uma avaliação das condições de saúde, com exame físico e de sangue, dos gatos selecionados, para diagnóstico de possíveis doenças que possam impedir a realização do procedimento, temporariamente. “Os animais considerados aptos serão liberados para a cirurgia no dia seguinte”. 

Neste primeiro momento, a ação está voltada para atender às pessoas que cuidam de três ou mais animais (ou acumuladores) que já haviam se cadastrados no CCZ para o procedimento. Após a avaliação positiva, os donos dos gatos assinaram o termo de consentimento para a cirurgia 

Essa primeira etapa do projeto, desenvolvido em parceria pela SMS e a Universidade Potiguar (UnP), será avaliada posteriormente, para os ajustes que sejam necessários. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UnP, Rodrigo Padilha, acompanhou o trabalho de triagem, realizada no prédio do CCZ da zona Norte de Natal. 

Em junho passado, os técnicos e veterinários integrantes do CCZ e voluntários de ONGs participaram do curso de capacitação para as atividades de castração. Durante a qualificação, foi abordado todo o conhecimento necessário para que seja realizada a castração, de modo a abordar a maneira correta para castração, a proteção individual adequada, formas de assepsia, como deve ser feita a captura e manejo dos animais. 

Nenhum comentário