Casal Luciano Camargo e Glaucia Camargo receberão título de cidadãos extremozenses nesta quarta-feira (27)

Casal Luciano Camargo e Glaucia Camargo


Na próxima quarta-feira (27), ás 10h,  a Câmara Municipal de Extremoz estará homenageando o casal Luciano Camargo e Glaucia Camargo com o titulo de cidadãos extremozense. 
O casal desenvolve um trabalho voluntário na Associação Amor Vida Saúde Arte (AVISA), no município. 
Ambos pastoreiam a Igreja Cristã Evangélica em Extremoz.
A proposição foi do Presidente da Câmara, vereador Fábio Vicente e aprovada por unanimidade. 

BIOGRAFIA DE LUCIANO BORGES CAMARGO

Luciano Borges Camargo nasceu em 03 de julho de 1977. Quando ainda tinha um ano de idade, seu pai foi assassinado em um assalto. Sua mãe, mesmo sendo uma pessoa sem instrução (semianalfabeta), educou-o e seus outros 4 irmãos sozinha com a ajuda de Deus.
Apesar de ter tido uma infância e adolescência bem difícil, com muitas lutas, conseguiu vencer e se tornar a pessoa que é hoje.
Aos 18 anos de idade, foi arregimentado no Exército Brasileiro onde serviu a nação brasileira por 4 anos. Aos 23 anos, teve a bênção de Deus de se casar com Glaucia. De 10 de agosto de 2000 a 10 outubro de 2001 foi voluntário no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Quartel General da Paz) no Estado do Rio de Janeiro, começando assim seu trabalho missionário.
No dia 18 de outubro de 2001, ele e sua esposa se mudaram para Natal – RN, onde hoje eles têm uma casa própria, mas vindo 2 a 3 vezes por semana fazer trabalhos evangelísticos e de alfabetização e reforço escolar na cidade de Extremoz. A partir de 28 de julho de 2002, passaram a intensificar as atividades espirituais, com a inauguração do templo da Igreja Cristã Evangélica (chamado de Casa de Oração) com ajuda de igrejas no Sudeste e de outras regiões do Brasil por meio de doações feitas à Missão SEARA (instituição que respalda juridicamente as Igrejas Cristãs Evangélicas no RN). A partir de então, ininterruptamente, Luciano Camargo tem atuado como pastor desta igreja.
No dia 08 de dezembro de 2003, fixaram residência na rua Euclides Dantas Nº 100, Centro de Extremoz, onde nasceu Davi seu primeiro filho. Posteriormente, se mudaram para Rua Didier Viana Nº 177, um ano depois para a rua Tenente Boanerges do Amaral Filho, 238, onde nasceu seu segundo filho Paulo. Atualmente, a família reside na rua Engenheiro Hugo Lima, 806, no Conjunto Estrela do Mar
As atividades da Igreja Cristã Evangélica, liderada pelo pastor Luciano Camargo, sempre estiveram voltadas para as áreas da educação e para a vida espiritual dos nossos munícipes independentemente destes serem vinculados a igreja ou não.
Atualmente, Luciano e sua esposa Glaucia são voluntários na Associação AVISA, fruto dos primeiros anos de trabalho no município de Extremoz, onde o atual presidente é um dos primeiros alunos do projeto por eles iniciado. Atualmente Luciano Camargo é estudante de Serviço Social na UnP.
O projeto hoje tem um formato mais encorpado, atendendo diretamente a mais de 30 famílias em vulnerabilidade social da seguinte maneira: com distribuição de cestas básicas mensalmente, servindo 50 refeições diárias de terça-feira a sexta-feira e no domingo aos alunos matriculados no projeto. Oferecem gratuitamente aula de alfabetização, reforço escolar (em português e matemática), aulas de Inglês, música, cidadania, Ética Cristã, combate e prevenção ao uso de drogas, cuidados com a saúde e orientação ambiental visando a preservação e sustentabilidade.



BIOGRAFIA DE GLAUCIA MORAES CAMARGO

Glaucia Moraes Camargo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 2 de março de 1977. Formou-se em Bacharel em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela UFRJ. Professora por vocação e profissão, Glaucia sempre amou dar aulas. No entanto, com 21 anos sentiu a confirmação para outro chamado: a vocação para ser uma missionária. A partir de então, começou a sonhar vir para o Nordeste Brasileiro pregar a Palavra de Deus e exercer suas duas vocações.
Em maio de 2001, casou-se com Luciano e, 5 meses depois, o casal mudou-se para Natal, deixando no estado do Rio de Janeiro todos os seus familiares e amigos de anos para construir aqui no Rio Grande do Norte uma nova vida. Mesmo tendo estabelecido residência a princípio em Natal, Luciano e Glaucia começaram a visitar periodicamente à cidade de Extremoz. Em 2002, inauguraram a Igreja Cristã Evangélica no Parque das Flores e também começaram um trabalho de alfabetização de adultos e de crianças.
Em dezembro de 2003, o casal alugou a casa que haviam comprado em Natal e mudaram-se definitivamente para Extremoz. Glaucia estava grávida do seu primeiro filho, Davi, hoje com 13 anos. O casal morou durante três anos na região que é conhecida como Boca Preta e depois mudou-se para o Conjunto Estrela do Mar, onde nasceu o segundo filho, Paulo, e onde moram até hoje.
Em 2005, Glaucia soube da deficiência de professores da Escola João Florêncio da Hora e voluntariou-se como amiga da escola, dando aulas de matemática para que alunos do 6° ano não ficassem sem aula. Em 2009, deu aulas de Português e Inglês na Escola José franco Ribeiro, em um contrato com o município, mas nunca deixou de fazer um trabalho paralelo voluntário de reforço escolar para crianças cujos pais não poderiam pagar por aulas de reforço.
 No final de 2011, decidiu prestar concurso para professora do Estado, contudo não queria sair da cidade de Extremoz e pediu a Deus que lhe permitisse continuar investindo sua vida na cidade de Extremoz. Passou em primeiro lugar e conseguiu ser alocada na Escola Estadual Almirante Tamandaré, onde leciona até hoje.
O trabalho missionário e de assistência as famílias carentes tem crescido paulatinamente. Hoje, Glaucia investe suas tardes como voluntária no Projeto Hoje se Forma o Mundo de Amanhã, vinculado à Associação AVISA, lecionando aulas de Inglês, reforço escolar e Ética Cristã.