Assembleia Legislativa homenageia personalidades que atuam pela cidadania no RN


Ao longo de todo este mês, o Rio Grande do Norte celebra a cidadania por meio do Setembro Cidadão. Para marcar o momento e homenagear personalidades potiguares que atuam em favor desses direitos, a Assembleia Legislativa promove, às 10h desta quinta-feira (29), no plenário da Casa, sessão solene proposta pela deputada estadual Márcia Maia (PSDB).

“A cidadania é o respeito e o exercício dos direitos mais básicos do cidadão e devem ser defendidos pela sociedade em geral, mas especialmente pelo Poder Público e o Estado, que têm a missão de defender o cidadão. Por isso, lutamos pela aprovação da lei que criou o Setembro Cidadão ainda em 2013 e colocamos o RN como o primeiro do país a ter esta data no calendário oficial de eventos”, explica a parlamentar.

Durante a solenidade, serão homenageadas 16 personalidades. São elas: Andréa Varela Leite, Betânia Leite Ramalho, Célia Maria de Melo, Cláudia Santa Rosa, Eudiane Macêdo, Eann Stvyvenson, Francisco das Chagas Pinheiro, Francisco Teixeira de Lima, Jarbas Bezerra, Madson Vidal, Júlia Arruda, Lígia Limeira, Lusia Maria Saraiva de Aquino, Luiz Augusto Maranhão Valle, Manoel Onofre Neto e Tânia Suassuruna.

O juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira são os idealizadores do projeto Setembro Cidadão, que nasceu a partir da experiência na elaboração de livros educativos. A iniciativa é pioneira no reconhecimento da importância da cidadania e faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec).

Memorial no Midway Mall
Além da solenidade, a Assembleia Legislativa também celebra o Setembro Cidadão com uma exposição do Memorial do Legislativo no Midway Mall, que conta a história do legislativo estadual do Rio Grande do Norte. O espaço foi aberto ao público no dia 15 deste mês e expõe objetos, documentos e painéis até o próximo dia 30, com entrada gratuita, no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.