Sesc lança livro sobre lado musicista de Câmara Cascudo


Que Luís da Câmara Cascudo é reconhecido pela contribuição que deu à pesquisa e à preservação da cultura norte-rio-grandense, disso todos sabem. Mas a sua relação com a música é uma nuance pouco conhecida do antropólogo e historiador potiguar. E é este o teor do livro Ora (direis) ouvir Cascudo! – Câmara Cascudo e a música, do escritor Claudio Galvão. Publicado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, o livro será lançado no Dia do Folclore 22/08), às 19h, no Instituto Ludovicus.
O evento de lançamento contará com sessão de autógrafos e distribuição do livro aos convidados. Com 569 páginas, a obra é fruto de extensa pesquisa realizada por Claudio Galvão para sua tese de doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP), trabalho intitulado Alguns compassos: Câmara Cascudo e a música (1920-1960).
O escritor também se inspirou na convivência desde a infância com o próprio Cascudo, através da qual pôde observar, de modo privilegiado, um Cascudo musicista que poucos conhecem, como quando tocava em seu piano francês Pleyel.
Ora (direis) ouvir Cascudo! é composto por artigos na imprensa (jornais e revistas), livros, plaquetes e prefácios, bem como passa por relacionamentos mantidos por Cascudo com instituições musicais e pessoas de destaque da área, como Villa Lobos, Waldemar de Almeida, Renato Almeida e Mário de Andrade.
Esta é a 13ª publicação do Sesc RN, além das mais de seis obras apoiadas, todas elas de escritores potiguares. Os livros publicados pelo Sesc não podem ser comercializados, e ficam disponíveis para consulta e empréstimo gratuitos em suas bibliotecas. Desse modo, a instituição cumpre suas missões de incentivar talentos locais, fomentar a cultura do estado, democratizar o acesso a manifestações e produtos culturais e formar público.

Sobre o autor
Claudio Augusto Pinto Galvão nasceu em Natal em 1937. Tem 28 trabalhos publicados, além de oito CDs musicais dos quais foi editor, em sua maioria relacionados à história e à cultura do RN, com ênfase em música e literatura. Dentre seus títulos, estão o de bacharel em História pela UFRN, doutor em História Social pela USP e de especialista em Estudos Medivais pelo Institut Interfacultaire d'Études Médiévales da Universidade Católica de Louvain, Bélgica.

Serviço:
O quê? Sesc lança livro sobre lado musicista de Câmara Cascudo
Quando? Dia 22 de agosto de 2017 | 19h
Onde? Instituto Ludovicus (Av. Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta)