Seminário debaterá ações de erradicação do trabalho infantil


O Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), realiza o 1º Encontro Estadual das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil do RN. O evento será nesta sexta-feira (04), das 8h às 17h, na Escola de Governo, e direcionado para gestores, coordenadores e técnicos municipais da assistência social dos 167 municípios do Estado. Participarão representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Ministério Público do Trabalho do RN (MPT), do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FOCA).

O seminário debaterá as ações pautadas na temática do trabalho infantil e pretende destacar a importância da realização de ações estratégicas intersetoriais no combate a essa prática no Estado. O evento faz parte do cronograma de capacitações estabelecido pela Sethas-RN, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), para o ano de 2017.

“Esse seminário é uma ação estratégica que visa capacitar e esclarecer para os municípios a importância do programa na erradicação do trabalho infantil no estado. Além disso o seminário vai contribuir para alavancar debates que ajudarão a forma ações mais concretas e eficazes”, esclarece a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.
O Peti é uma política do Governo Federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que compreende: transferências de renda; trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho.