Notícia falsa no WhatsApp promete recuperar fotos do Orkut


Uma corrente falsa que promete recuperar as fotos do “falecido” Orkut e publicá-las no Facebook começou a circular no WhatsApp na última sexta-feira (18). “O Orkut desbloqueou todos perfil antigo (sic), relembre seu passado no Link http://www.orkut2017.vai.la”, diz o texto.
Segundo o site TechTudo, ao acessar o link, a vítima é redirecionada para o site 149.56.234.161/kut, que tem o nome “Orkute Perfil Antigo” no topo da página.
Na página, o usuário deve dizer se tinha conta no Orkut, se postava fotos e se tem amigos que usavam a rede social. Independentemente das respostas, é solicitado que o usuário compartilhe o link com 10 amigos via WhatsApp. Após o compartilhamento, ele é direcionado para uma página que induz o registro a um canal do YouTube.
A empresa de segurança Kaspersky Lab, que detectou o golpe, explica que embora o antivírus do celular alerte para esse tipo de ameaça, não se trata de um malware, mas de um golpe comum. “O site [oferecido via link na mensagem] segue o mesmo esquema dos golpes disseminados via WhatsApp. Irá direcionar o tráfego para vários outros sites, dependendo do sistema operacional do visitante. Se for um celular Android, será oferecida a instalação de algum aplicativo, num sistema de afiliados onde o golpista ganha por instalação. Pode ainda ocorrer redirecionamento para sites de serviços premium, onde será necessário informar o número do celular [assinatura de serviço pago por SMS]”, disse Fabio Assolini, analista senior da empresa de segurança no Brasil.
A publicação lembra que para se proteger basta ficar mais atento e não acreditar em tudo o que recebe por mensagens no WhatsApp — incluindo as correntes. “O Orkut está morto e enterrado, o Google não tem planos de ressuscita-lo”, afirmou Assolini. Além disso, especialistas lembram da importância de ter um antivírus com a função antiphishing instalado no smartphone.


Fonte: Notícias ao Minuto