Economistas do RN são homenageados em Sessão Solene na Assembleia




O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD) presidiu na manhã desta quinta-feira (10), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Economista. O evento marcou ainda o lançamento de edição da Cartilha do Conselho, voltada para a educação financeira.

“Com conhecimentos cada vez mais consistentes, a economia do país vem podendo responder de forma cada vez mais adequada às crises que periodicamente assolam a economia nacional, de tal sorte que seus efeitos sejam cada vez menos sentidos. Assim também esperamos para o nosso Rio Grande do Norte”, afirmou Carlos Augusto em seu discurso.

Na ocasião, o parlamentar fez entrega de placas aos economistas Antônio de Lisboa Batista, Joacir Rufino de Aquino, Joani Brito de Sá, Roberto Máximo de Lima, Sérgio Cunha de Aragão Mendes e Vera Maria Olímpio Guedes. Já falecido, o economista Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas recebeu homenagem póstuma e foi representado pelo professor Flauberto Torquato. Também foi homenageado com placa e certificado  de Cooperação Institucional, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Expedito Ferreira de Souza.

“É preciso admitir que apesar de tantos avanços, o pensamento econômico ainda não deu saída em definitivo para nosso maior problema, que são as nossas desigualdades sociais”, justificou o parlamentar, salientando que “o abismo que separa ricos e pobres é um escândalo que desafia principalmente os economistas do Brasil”, acrescentou o deputado.

Carlos Augusto Maia traçou uma radiografia da economia do país, falando da necessidade de se adotar um modelo de crescimento que distribua melhor os ganhos da economia. “Neste contexto louvemos as iniciativas do Conselho Regional e do Sindicato dos economistas do Rio Grande do Norte, que estão direcionando suas ações e a atuação de seus profissionais para se aproximarem cada vez mais da população mais pobre do Estado”, disse o propositor da Sessão.

O economista Joacir Rufino de Aquino, destacado como Economista do Ano de 2016, falou em nome dos homenageados, e em seu discurso lembrou da sua formação pela Universidade Estadual (UERN), falou da luta cotidiana dos profissionais da área nos diferentes ramos de atuação, citando a sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Rufino também falou da gratidão aos colegas de profissão que indicaram seu nome para receber a honraria.

“Sabemos que o Brasil e o Rio Grande do Norte atravessam um período de crise e incerteza, mesmo assim acreditamos que o nosso Estado apresenta grandes potencialidades econômicas que vão muito além da Grande Natal e que podem funcionar como trunfos para gerar riqueza, emprego e qualidade de vida para os habitantes”, discursou Joacir Rufino.

Também homenageado, o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), Ricardo Valério aproveitou o evento para lançar mais uma edição da Cartilha do Conselho, voltada para a educação financeira. Ele registrou que, em parceria com a Assembleia Legislativa, fará distribuição da revista na Escola do Legislativo, onde também irá proferir palestras sobre o tema.

Durante a Sessão Solene, foram convidados para compor a mesa o presidente do TJ, os reitores da UFRN, Ângela Paiva, e da UERN, Pedro Fernandes, e outras autoridades do Estado. Os deputados Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSD) e Larissa Rosado (PSB) também participaram da solenidade.