Defensoria lança campanha “Saúde e Dignidade” para arrecadação de itens de higiene


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) deu início, nesta segunda-feira (07), a campanha “Saúde e Dignidade” para arrecadação de materiais de higiene pessoal íntima. As doações podem ser feitas de hoje até a sexta-feira (18), das 8h às 14h, na sede do núcleo de primeiro atendimento, em Lagoa Nova. Os itens serão doados a mulheres em situação de rua.

A campanha foi lançada com o objetivo de oferecer para as mulheres que vivem em situação de rua uma forma mais digna de preservar sua saúde íntima. “Chegou até a Defensoria a informação de que muitas mulheres que vivem em situação de rua não possuem, por exemplo, absorventes para uso pessoal e acabam optando por meios não convencionais e de risco para sua saúde. Nossa proposta é levar dignidade e garantir segurança a higiene íntima dessas mulheres”, explica a defensora pública Fabrícia Gaudêncio, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado.

Os itens arrecadados durante a campanha serão entregues durante a edição do projeto “Defensoria na Comunidade” que será realizado dentro do Ato Pop. Rua, que marca a passagem do Dia de Luta da População em Situação de Rua (19 de agosto). O evento, voltado especialmente para as pessoas em situação de rua, irá acontecer na sexta-feira (18), na Pinacoteca do Estado, a partir das 8h30. Na ocasião, kits pessoais com os itens coletados serão entregues e os defensores realizarão atendimento jurídico gratuito.

DIA DE LUTA
O Dia de Luta da População em Situação de Rua é celebrado no dia 19 de agosto, data em que  aconteceu o massacre na Praça da Sé, em SP, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam. Outros conseguiram fugir.

DOAÇÕES
Quando: de 07 de agosto a 18 de agosto, das 8h às 14h
Onde: Núcleo do primeiro atendimento cível da DPE/RN, Av Senador Salgado Filho, 2860B, Lagoa Nova.
O quê: Itens de higiene pessoal íntima, tais como sabonetes, absorventes, escova de dente, pasta de dente.