Cosern reforça cuidados ao instalar antenas externas para captar sinal digital de TV


Em tempos de substituição de sinal analógico por digital nos aparelhos de TV, previsto para maio de 2018 no RN, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforça o alerta dado na Semana Nacional de Segurança, promovida pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) entre 24 e 28 de julho, para os riscos de instalação de antenas externas próximo à rede elétrica.
Os principais cuidados são:
·        manter distância segura da rede elétrica durante a instalação;
·        não instalar antenas em dias de chuva ou com incidência de raios;
·        contratar um profissional capacitado para fazer a instalação do equipamento.
·        em caso de tombamento, provocado por vento ou chuva, nunca tocar na antena ou tentar retirá-la de cima da residência; caso isso ocorra, acione o telefone 116.
Prevenir para evitar acidentes
De acordo com dados da Abradee, choques elétricos por instalação de antenas estão entre as principais causas de morte envolvendo a rede elétrica no Brasil. As estatísticas mostram que esse tipo de ocorrência só perde para os de trabalhadores da construção civil que entram em contato acidentalmente com a rede elétrica e de pessoas que insistem em realizar ligações clandestinas, uma prática criminosa que põe em risco a vida das pessoas e prejudica o fornecimento de energia elétrica.
A Cosern mantém um trabalho educativo e contínuo de conscientização para o uso seguro de energia elétrica em todo o estado, com divulgação de informações nas contas de luz, palestras educativas em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nos principais eventos culturais do estado. No site (www.cosern.com.br) é possível baixar em PDF o Manual do Uso Seguro e Consciente de Energia Elétrica.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Ao ligar, manusear ou desligar um equipamento elétrico, nunca esteja com nenhuma parte do corpo molhado;

Nenhum comentário