Campanha Antirrábica 2017 em Natal começa dia 15 de agosto


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está ultimando os preparativos para a Campanha Antirrábica 2017, para cães e gatos, a partir de 45 dias de nascidos. A campanha inicia em 15 de agosto e segue até 18 de outubro, tendo o Dia “D” em 7 de outubro.

O Centro de Controle de Zoonoses, responsável pela campanha, vem promovendo durante os meses de julho e agosto, ampla capacitação com os agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários dos cinco Distritos Sanitários.
De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde do CCZ, Huyliane Souza, a capacitação tem por propósito atualizar os profissionais envolvidos na campanha, afim incorporar novos conhecimentos, para assegurar uma melhor qualidade na prestação dos serviços ofertados.

A meta de animais a ser vacinados é de 60%, de acordo com o Ministério da Saúde, que compreende 85.143 animais, entre cães e gatos. Em Natal existem uma população de 99.793 cães e 42.112 gatos, totalizando o número de 141.905 animais.

Raiva
É uma doença infecciosa aguda de alta letalidade em humanos e animais. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva para o homem nos ambientes urbanos, entretanto mamíferos de áreas silvestres, como raposas e saguis podem contrair e transmitir a raiva, sendo, portanto, potenciais transmissores da doença.

Sintomas
O animal apresenta dificuldade para engolir água e alimentos, alta salivação, mudança repentina no comportamento. Os cães, têm o latido diferente, podendo parecer um "uivo rouco"; e os morcegos podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Já o humano apresenta febre pouco intensa, mal-estar, dor de cabeça, dificuldade para engolir, náuseas, irritabilidade, inquietude, sensibilidade a luz, e ao barulho, pavor de água ou qualquer líquido (característica que remete ao outro nome da doença a “hidrofobia”). A partir de então, são frequentes ataques de terror, depressão nervosa, convulsões, acessos de fúria, alucinações visuais e auditivas, alta salivação e delírio.

Cuidados e Prevenção
Vacinar anualmente seu cão ou gato com idade a partir de 45 dias; evitar contato com animais desconhecidos; em caso de ataques por cães, gatos, morcegos ou qualquer outro animal que possa transmitir a doença deve-se seguir os procedimentos como, lavar bem a ferida com água e sabão; procurar a Unidade de Pronto-atendimento mais próxima ou o hospital de referência do município de Natal, o Hospital o Hospital Gisela Trigueiro.