Usuários terão que pagar para continuar lendo notícias no Facebook


Na última terça-feira (18), a diretora de parcerias do Facebook, Campbell Brown, anunciou que a rede social está trabalhando em um sistema de assinaturas de notícias. De acordo com as informações, a partir de outubro a novidade começará a ser implementada na plataforma.
Conforme explicado pela executiva, a medida visa acompanhar os modelos dos grandes portais de notícias, como a Folha de S. Paulo, por exemplo. Com isso, os usuários que quiserem continuar tendo acesso à informação, terão de realizar uma assinatura paga após a leitura de dez artigos gratuitos. Além disso, o sistema também deverá redirecionar o leitor para as páginas dos jornais ou revistas para incentivar o pagamento dos planos.
A ideia do paywall é que existam planos premium para que os leitores paguem pelo acesso livre aos conteúdos. Dessa forma, o objetivo do Facebook é atender jornais e revistas que têm se queixado do pouco controle sobre como seus artigos estavam sendo veiculados na rede social. Ao que tudo indica, o recurso está sendo desenvolvido a partir do Instant Articles, ferramenta que conta com notícias de centenas de portais com base nos interesses e preferências dos usuários.
Ainda não há informações sobre quais países passarão pelas mudanças ou quanto custarão os planos de assinatura.
Via TheStreet