Suricatos são os novos moradores do Aquário Natal em Extremoz


O mamífero africano que mede cerca de 30 centímetros de altura e que é famoso por se equilibrar sobre duas patas. Este é o suricato (Suricata suricatta), que caiu na graça popular com o personagem Timão, do desenho 'O Rei Leão', clássico da Disney. Na capital potiguar, é possível conhecer quatro deles. Os bichinhos, que vivem em bandos de até 50 indivíduos, chegaram na sexta-feira (14) e já estão em exposição no Aquário Natal, que fica na praia da Redinha.
Segundo o biólogo Douglas Brandão, os novos quatro moradores do Aquário Natal, três machos e uma fêmea, vieram de um aquário de São Paulo.
O suricato tem a pelagem no tom castanho e apresenta listras nas costas. Possui garras que usa para escavar túneis e buracos no solo. A cauda longa é usada como apoio quando fica em posição de vigia sobre as patas traseiras. É um animal de hábito diurno e se alimenta de artrópodes, aranhas, borboletas e até de pequenos passarinhos. Durante a noite, dormem em canais que constroem no subsolo.
São presas de cobras, aves de rapina e também de raposas e hienas. Quando se sentem ameaçados, emitem um som de alerta.
Os casais costumam se reproduzir até quatro vezes no ano. A fêmea pode ter até cinco filhotes a cada ninhada.
Uma curiosidade da espécie é que indivíduos se revezam para vigiar o grupo e proteger a cria.

O Aquário Natal é aberto de domingo a domingo, de 8h às 17h. A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Estudantes, idosos e crianças até 12 anos pagam meia-entrada.

Com informações do G1/RN