Sethas promove capacitações do Cadastro Único do Governo Federal


A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), inicia a capacitação anual para utilização das novas versões do sistema do Cadastro Único (CadÚnico) e Sistema de Benefício do Cidadão (Sibec). A capacitação é destinada a coordenadores e técnicos municipais do programa Bolsa Família e Cadastro Único.
Os treinamentos serão realizados de 11 de julho a 28 de setembro para todos os municípios do estado no auditório da Caixa Econômica Federal, no Praia Shopping, das 9h às 18h.  
“As capacitações têm o objetivo de treinar os técnicos e coordenadores para utilizarem o sistema de forma mais ágil, além de contribuir com mais eficácia e transparência na atualização dos dados. Desta forma teremos um atendimento mais ágil e eficaz aos usuários da política de assistência social”, explica o coordenador estadual do programa Bolsa Família, Jairo Bezerra.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade em todos os municípios brasileiros, que possibilita aos Governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal nortear a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas às famílias de baixa renda.
No Rio Grande do Norte, o Programa Bolsa Família (PBF) beneficiou 334 mil famílias em junho de 2017. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 177,89 e o montante transferido pelo Governo Federal em benefícios às famílias atendidas alcançou quase R$ 60 milhões.