Secretária de Educação visita Biblioteca Américo de Oliveira Costa em Natal


Referência em educação para os moradores do bairro de Santarém (Natal), o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa conta com um acervo de 46 mil obras. Na manhã desta quinta-feira (13), a secretária Cláudia Santa Rosa visitou a instituição e conheceu seu funcionamento. 
A biblioteca tornara-se, nos próximos meses, unidade executora de recursos, o que permitirá repasses diretos de recursos para o caixa da instituição, facilitando compras, reparos na estrutura da escola e a realização de projetos educativos. “Desejo que essa condição se torne realidade o quanto antes para que possamos melhorar ainda mais as condições da biblioteca”, declarou a professora Cláudia Santa Rosa durante a visita.  
O Centro de estudos conta com acervo permanente, auditório, videoteca, gibiteca e galeria de artes. Aberta a toda a comunidade, a biblioteca tem uma média de 100.000 atendimentos por ano. Seu público é composto de estudantes, professores e pessoas de diversas comunidades da Zona Norte de Natal.
Para o diretor da biblioteca, o professor Márcio Lemos de Sousa, o espaço torna-se um lugar onde toda a comunidade encontra uma referência: “Nosso papel social está na possibilidade de criar um espaço onde possamos trabalhar untos aos moradores. Aqui os estudantes encontram livros, oficinas de gibis, apoio dos nossos profissionais e sabem que serão bem recebidos”. 
A secretária pode conhecer também demandas estruturais do local, como a necessidade de reparos elétricos, manutenção no teto e aquisição de imobiliário. A titular da pasta disse que com a mudanças no caixa da instituição, esses reparos podem ser agilizados. 
Além dos citados, o vice diretor do centro, bibliotecário Rubemar Gondim de Oliveira, mebros da bilioteca e representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação e da 1ª Direc acompanharam a visita.