Sebrae abre em julho duas turmas do Empretec em Natal e Mossoró


Uma vivência que permite aprender a agir e melhorar a capacidade de empreender. Assim pode ser definido o Empretec, um seminário que ajuda a desenvolver as características do comportamento empreendedor. Neste mês, o Sebrae no Rio Grande do Norte abre duas turmas da capacitação. No período de 17 a 22, o seminário será realizado em Mossoró e, em seguida, uma outra turma será aberta em Natal, entre os dias 24 e 29. A expectativa é capacitar cerca de 50 pessoas. Informações e inscrições pelo 0800 570 0800.
Para participar do seminário, o interessado passará por uma entrevista com a equipe de consultores do Sebrae, na qual será avaliado o perfil empreendedor.Nessa entrevista, o interessado preenche um formulário com algumas perguntas específicas, que possuem uma pontuação. Através dessa pontuação, é possível avaliar se o participante está apto, naquele momento, ou não para participar da ação. O período de entrevista ocorre geralmente uma semana antes do curso. Em Mossoró, as entrevistas serão realizadas entre os dias 10 e 14. Já em Natal as entrevistas ocorrem nos intervalos entre os dias 11 e 12 e também entre 17 e 19.
O Empretec é um seminário, cuja metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae, que visa desenvolver características do comportamento empreendedor.  Isso porque a capacidade de empreender também pode ser construída, por meio do desenvolvimento e estímulo de atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios.
Trata-se de uma capacitação intensiva, realizada em seis dias de imersão, com dedicação exclusiva. Em 60 horas de duração, o programa abrange atividades desafiadoras que simulam o dia a dia de um gestor de empresas. Ideal para quem tem vocação empreendedora e pretende abrir um negócio ou para quem busca potencializar sua empresa, o Empretec trabalha o aspecto comportamental e o participante passa a ter uma visão diferente de empreendedorismo para o mercado.
A metodologia interativa envolve jogos, exercícios e debates que proporcionam o empresário conhecer qual seu perfil empreendedor, além de desenvolver habilidades para gestão da empresa. O seminário apresenta dez características fundamentais do comportamento empreendedor de sucesso e oferece experiências para que os participantes adotem essas características na condução das empresas e também da vida pessoal.
Segundo levantamento feito pelo Sebrae, 61,8% dos chamados ‘empretecos’ potiguares [aquelas pessoas que já realizaram o seminário] planejam abrir um negócio em até dois anos, sendo que para 80% a decisão foi influenciada pelo seminário. A pesquisa também releva que 71,7% dos participantes que eram empresários registraram aumento no número de vendas depois da capacitação e para 73,5% deles o faturamento aumentou. Para 80% de todos os empretecos, a capacitação contribuiu muito para identificar novas oportunidades. Em 19 anos, mais de 6,2 mil pessoas já fizeram essa capacitação no estado.
portalnoar.com