Saúde e Educação de Extremoz traçam plano para implementar Programa Saúde na Escola (PSE)


Gestores das unidades escolares de Extremoz e equipes da Estratégia Saúde da Familia (ESF) se reuniram na última segunda-feira (10) para traçar o Plano Estratégico de Implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) no município. O programa envolve as secretarias municipais de Saúde e Educação de Extremoz, que fizeram a adesão no último dia 12 de junho, com vigência até a mesma data do ano de 2019.
Ao todo se reuniram dez equipes da Estratégia Saúde da Família de Pitangui I e II, Estivas, Vila de Fátima, Genipabu, Redinha, Centro 1, 2 e 3, Jardins de Extremoz, bem como equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), que auxilia na implementação das ações. Participaram do encontro cerca de 40 servidores, entre eles nutricionistas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e diretores das escolas pactuadas.
Somam 18 as escolas de Extremoz pactuadas no PSE, entre elas duas estaduais. O plano prevê ações de saúde no ambiente escolar incluindo atendimento médico, nutricional, atualização da caderneta de vacina, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, entre outras.
O programa iniciará as atividades em agosto próximo. No entanto, já nesse mês de julho as secretarias de Saúde e Educação estarão organizando mutirões para cadastramento e atualização dos cartões do SUS dos estudantes.
“Com a adesão do município ao programa, muitas crianças serão beneficiadas com variados serviços de saúde, uma vez que os profissionais irão até às escolas e poderão identificar as necessidades dos alunos, sendo referenciado para a unidade de saúde mais próxima”, explica a nutricionista Mary Oliveira.

Foto: Canindé Santos