Presidente da Câmara Fábio Vicente comemora investimentos e ações em Extremoz

Fábio Vicente, presidente da Câmara Municipal de Extremoz - 

O presidente da Câmara Municipal de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, Fábio Vicente (PR), faz uma avaliação positiva dos primeiros seis meses de atividade do Poder Legislativo. Segundo ele, diversos projetos importantes para o município foram aprovados e vários outros investimentos contaram com o apoio da Câmara. Ele credita a produtividade ao bom relacionamento com o Poder Executivo.
Uma das iniciativas elencadas pelo vereador – as quais, segundo ele, serão imprescindíveis para o desenvolvimento econômico da região – foi o anúncio da instalação de uma fábrica de placas fotovoltaicas no município pela empresa Chint. Fábio relata que as obras estão previstas para serem iniciadas no início do próximo ano e devem durar todo o ano de 2018.
Segundo ele, a instalação da fábrica vai gerar, de imediato, quase 1.300 empregos diretos. “Isso é muito bom para a cidade, pois trará mais investimentos e vai movimentar a economia local”, comemorou.
Além da fábrica, outros projetos que o vereador julga importantes estão engatilhados, como a implantação de uma unidade do Procon Câmara Municipal. Segundo Fábio, esta é uma reivindicação antiga dos moradores, que muitas vezes não tinham a quem reclamar os seu direitos. “Muitas pessoas acabavam por não procurarem seus direitos, por não saberem a quem recorrer ou por terem que se deslocar para Natal, por exemplo, para ter de resolver questões desse tipo”, explicou.
Ainda esta semana o presidente da Câmara deverá participar de uma reunião com representantes do Governo do Estado para assinar um convênio que garantirá a instalação do órgão. “Com esse convênio assinado, já vamos poder marcar uma data para a inauguração do Procon Municipal que vai funcionar no prédio da Câmara. A instalação poderá ocorrer já no próximo mês e será um grande avanço para o nosso município”, destacou.
Na área da educação, um dos projetos atualmente em discussão vai levar aulas gratuitas para os alunos que estiverem se preparando para as seleções do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “As aulas serão mensais com conteúdo todo voltado para a preparação daqueles estudantes que pretendem ingressar como aluno da instituição. Uma grande oportunidade para presente seguir uma carreira técnica”, comentou.
Na área da segurança, o parlamentar destacou a instalação em Extremoz de câmaras de videomonitoramento, com intuito de coibir a onda de criminalidade. Segundo Fábio, trata-se de um projeto “prioritário”.
Fábio frisou que a execução de boa parte desses projetos se deve à boa relação que o Legislativo tem como o Executivo municipal. Segundo ele, todos os vereadores tem conseguido aprovar seus projetos, indicações e requerimentos sem grandes dificuldades, assim como as sugestões da própria prefeitura. Atualmente, o município é gerido por Joaz Oliveira (PR).
“Nós sabemos que o Poder Executivo e o Poder Legislativo são diferentes e independentes, mas é muito importante que eles saibam conversar e garantir o que é melhor para a cidade e para a população”, pontuou.
Ele diz que, assim como em todos os municípios vítimas da crise econômica, Extremoz ainda enfrenta muitas dificuldades. No entanto, ele confia que a situação está prestes a melhorar. “O município ainda se encontra em um momento difícil porque o atual gestor pegou o município com muitas dívidas. E está aos poucos sanando os problemas. Acredito que vamos avançar”, almejou.
A Câmara Municipal de Extremoz está em recesso desde o dia 29 de junho, quando os vereadores aprovaram o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018. Os parlamentares voltam ao trabalho no dia 1° de agosto, já com sessão ordinária.
Matéria publica no portal agorar.com.br