Moradores denunciam situação de abandono no bairro de Felipe Camarão


Um dos distritos mais populosos de Natal, o bairro de Felipe Camarão, situado na zona Oeste da capital potiguar, vem sofrendo com o descaso do Poder Público municipal. Ao menos é isso que está sendo relatado pelo presidente do Centro Social Comunitário José Félix Damasceno, Marcos Raimundo dos Santos, uma das lideranças comunitárias daquela região.
Em entrevista concedida ao Portal Agora RN/Agora Jornal, Marcos Raimundo relatou problemas em diversas áreas de Felipe Camarão. Segundo ele, existem situações insustentáveis nos setores de cidadania, infraestrutura, esporte, saúde, lazer, educação e segurança pública. E o pior: todas elas já foram formalmente encaminhadas ao Poder Executivo, que ainda não tomou providências.
De acordo o presidente do CSC/JFD, a comunidade aguarda há pelo menos um ano a reforma do campo de futebol, que havia sido prometida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), mas até então não foi cumprida. Hoje, a situação do equipamento é de abandono, assim como a quadra de esportes do bairro que não possui tela de proteção.
“Estamos desde o ano passado cobrando a Prefeitura do Natal. Essa demora vem gerando muitos transtornos para toda a população, até porque no caso das quadras as bolas de futebol sempre acabam indo parar no telhado da vizinhança e quebrando peças importantes da estrutura das residências, gerando problema financeiro aos moradores”, relatou Marcos.
No tocante à área da saúde, o líder comunitário denunciou a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde do bairro, situada na Rua Santa Catarina. Segundo Dos Santos, o ideal é que hajam seis médicos trabalhando no local para atender a população de mais de 50 mil habitantes. Todavia, apenas três estão executando os serviços.
“Existe um déficit de 50% no número de médicos que deveriam estar trabalhando na nossa Unidade Básica de Saúde e isso acaba aumentando o transtorno no centro médico que acumula pacientes em busca de atendimento. Já notificamos a Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso, mas assim como as demais não estamos recebendo retorno”, lamentou.
O presidente do Centro Social Comunitário José Félix Damasceno também apontou problemas com buracos e crateras que surgem a todo momento nas ruas e avenidas de Felipe Camarão. Ainda de acordo com Marcos, estes problemas já estão acontecendo há cerca de dois meses e nenhuma providência foi tomada. Isso, inclusive, evita a Prefeitura de colocar a culpa nas chuvas.
“Faz dois meses que os buracos aparecem em todas as ruas do nosso bairro. Hoje é difícil você encontrar uma rua ou avenida que não tenha pelo menos um buraco e/ou cratera. Agora com as chuvas os problemas têm ficado ainda mais evidentes, porque a água faz com eles aumentem de tamanho e tragam diversos transtornos aos moradores”, apontou.
Neste último caso, a Prefeitura Municipal do Natal divulgou ontem que a Operação Tapa Buraco realizou intervenções nesta quarta-feira, 12, no bairro de Felipe Camarão, mas a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), responsável pela área, não especificou quais as ruas e avenidas que foram atendidas no distrito.
Além de todas as situações já relatadas, Marcos Raimundo frisou que o bairro também sofre com a alta incidência de esgotos clandestinos, escolas sucateadas e sem professores, falta de fiscalização por câmeras de videomonitoramento que sejam interligadas ao Ciosp, ausência de eventos culturais e socioeducativos e abandono de equipamentos de ginástica na única praça que atende a localidade.
“Estamos em situação de total descaso. São muitos os pontos questionados pelos moradores e que chegam até nós de uma forma ou de outra. Enquanto liderança comunitária, faço tudo que é possível para tentar corrigir os problemas, como encaminhar os ofícios às secretárias relatando dos casos, mas infelizmente não estamos sendo atendidos. Nos restou pedir socorro”, concluiu.
agorarn.com.br