Larissa Rosado promove debate em torno da indústria salineira potiguar


Audiência articulada pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB) reuniu classe política do Estado em torno de demandas levantadas por representantes da indústria salineira na tarde da segunda (17), em Mossoró, no auditório do Sistema de Serviço Social (SESI). O objetivo da reunião foi sensibilizar o Governo do Estado no sentido de se unir aos empresários na luta de mostrar a importância econômica e social do sal para todo o país.

Porta voz dos salineiros, Ailton Torres lembrou que a luta teve início depois que uma fiscalização do IBAMA notificou várias empresas pelo descumprimento de normas ambientais. “Respondemos por 97% da produção nacional e enfrentamos queda na produção desde 2008, em função de adversidades climáticas e, agora, para completar as dificuldades fomos surpreendidos por 112 autos de infração, 19 embargos e 37 notificações que resultaram em multas totalizando 80 milhões de reais”, disse Ailton Torres.

Da deputada Larissa Rosado, responsável pelo encontro, o compromisso reafirmado de apoio às causas dos salineiros. “Nós temos que sobretudo, mostrar para o Brasil a importância do sal potiguar, respeitando o trabalho e o desafio dos salineiros em caminhar entre o desenvolvimento e a sustentabilidade”, reforçando que além das parcerias nas questões ambientais e das ações desenvolvidas pelos a partir da criação do GT-Sal (IDEMA e IBAMA), o Governo precisa dar atenção ao Porto Ilha que necessita estar equipado e modernizado e as estradas bem cuidadas.

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP) conclamou a união das forças políticas para juntos, irem ao Governo Federal, cobrar atenção para o setor da economia potiguar, responsável por 97% de todo sal produzido no país. “Temos que mostrar que estamos unidos e não abrimos mão de uma solução, e que se dê o respeito e atenção que merecemos”, reforça.

Senador Garibaldi Filho (PMDB) afirmou que mobilizará toda bancada potiguar para em torno das demandas dos salineiros. “Não tenho dúvidas que toda bancada se envolverá nessa luta, na perspectiva de mostrar ao Brasil a importância do nosso Estado para a economia”, acentua.

Finalizando as falas, o governador Robinson Faria falou da alegria de estar participando desse entendimento, lembrando que seu pai começou a vida como salineiro e se comprometeu em colaborar nos assuntos que dizem respeito ao Estado. Ele pediu que as Câmaras Municipais das cidades que desenvolvem o trabalho com o sal que aprovem um Projeto de Lei que reconhece a atividade salineira de importância social, o que foi prontamente confirmado pela deputada Larissa e a vereadora Sandra Rosado (PSB). As parlamentares disseram que apresentarão os projetos.

Ainda participaram do evento os deputados Galeno Torquato (PSD) e José Dias (PSD), a vereadora de Mossoró, Izabel Montenegro (PMDB), além de outras autoridades.