Educação do RN inicia aulões do Projeto #QueroAprender no próximo dia 15


Cerca de três mil alunos da Rede Estadual de Ensino terão mais um momento de reforço nos estudos para o ENEM. O Projeto #QueroAprender realiza o primeiro de uma série de aulões em todo o Estado para os estudantes tirarem suas dúvidas, aprenderem novos conteúdos e contarem com o apoio de um grupo de professores nessa importante etapa do ensino. O primeiro aulão é destinado para alunos da 1ª Direc (Natal) e acontece no próximo dia 15 de julho, no auditório master do Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
A equipe responsável pelo aulão escolheu o trabalho como tema do primeiro encontro. O coordenador do Projeto #QueroAprender, professor João Maria de Lima, destaca a importância da temática: “Por se tratar de um assunto bastante atual e que contempla todas as disciplinas, esse tema pode ser trabalhado tanto do ponto de vista humanístico, como do ponto de vista dos conteúdos. No momento em que o país passa por tantas reformas, entre elas a Trabalhista, nada mais pertinente que esse assunto seja discutido no aulão de forma disciplinar, para que os alunos possam refletir sobre essa temática”.
O aulão abordará todas as áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM, sendo elas: Ciências da Natureza e suas tecnologias, onde os alunos poderão discutir as matérias de química, física, biologia, energia e preservação ambiental; Ciências Humanas e suas tecnologias, que inclui debates sobre história, sociologia, geografia e filosofia. Outra área que será abordada no aulão será Linguagens e Códigos, que inclui português, literatura, artes, educação física e línguas (inglês e espanhol) e a Matemática fecha esse grupo, possibilitando os estudantes apresentarem suas dúvidas sobre comparações numéricas, sistemas de medidas, álgebra, interpretação de gráficos e tabelas, entre outros.
As inscrições para o aulão foram totalmente informatizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), onde alunos, pais, professores e gestores puderam conhecer a data, horário e local do aulão e submeterem a inscrição. “Todo o processo está acontecendo de forma tranquila. O aluno, ao clicar no banner do aulão, é direcionado para um ambiente criado para inscrição. Esse formulário está disponível no espaço do estudante, bem como no do professor e gestor. Tudo isso pode ser feito de uma forma simples, clara e bem visível para nossos alunos”, explicou Ana Paula Oliveira, coordenadora responsável pelo Grupo de Processamento de Dados da SEEC.
Para a professora Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação do RN, o aulão é mais um incentivo para que os estudantes não desistam dos seus objetivos durante a caminhada escolar: “É uma oportunidade valiosa de integrar os estudantes à cultura de valorização dos estudos, de revisarem conteúdos com a ajuda de grandes profissionais e perceberem que é possível ter êxito no Enem e na vida”. Santa Rosa ainda destaca a função social do aulão: “Expressa o compromisso do Governo do Estado, por meio da SEEC, com a formação dos jovens”, encerrou.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura está finalizando o cronograma de aulões que serão realizados em todas as 16 diretorias regionais de Educação e Cultura do RN e divulgará as datas dos próximos encontros, em breve, por meio do seu portal e das redes sociais do projeto e da secretaria.
Para a realização deste aulão, a Educação do RN conta com a parceria da Assembleia Legislativa e do grupo educacional Unifacex.

#QueroAprender
Pioneiro na Rede Estadual de Ensino, o Projeto #QueroAprender reúne aulas, conteúdos 24h e ferramentas digitais para auxiliar os estudantes nos estudos complementares a sala de aula e ajuda na preparação para o ENEM.
Para o estudante ter acesso aos conteúdos, basta fazer seu login no SIGEduc, acessar o espaço virtual do estudante e se matricular nas diversas turmas divididas por disciplinas. Nesse ambiente os alunos encontrarão questões e material para estudo 24h. Os conteúdos são de responsabilidade de um time de professores formado por profissionais que atuam nas redes pública e privada de ensino.
Além disso, os alunos podem acompanhar conteúdos exclusivos apresentados no programa Conexão ENEM, exibido pela TV Assembleia e por meio da fanpage do projeto, no Facebook.