Dor e comoção marcam último adeus à jovem morta em tiroteio na grande Natal


Balões brancos, cartazes, aplausos, lágrimas e muita revolta marcaram o último adeus à barbeira e cabeleireira Micaela Ferreira Avelino, de 26 anos, morta na última quinta-feira (13) durante uma tentativa de assalto a um carro-forte no shopping Ayrton Senna, em Nova Parnamirim, na Grande Natal.


A jovem foi enterrada na tarde deste sábado (15) no cemitério Parque da Passagem, na cidade de Extremoz, também na região metropolitana da capital potiguar. Familiares, amigos e colegas de trabalho acompanharam e se emocionaram durante a cerimônia.
Exatas 24 horas após a tragédia, familiares e amigos lotaram, na tarde de ontem (14), a capela número “01” de um complexo funerário no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. Lá, se encontrava o corpo de “Mica”, como era carinhosamente chamada, serena e que repousava em paz, distante de toda a escalada de insegurança a qual foi vítima, e que assola o Rio Grande do Norte nos últimos anos. O momento era de rememorar os bons momentos e a passagem de Micaela. Mas, também, de partilhar a comoção e a dor provocada por uma tragédia que família, amigas e amigos não imaginaram em vivenciar.

Micaela estava à procura de um emprego na área de publicidade em Natal. Ela ainda chegou a trabalhar em uma agência na capital. No entanto, saiu da empresa e buscou se reinserir novamente no mercado. Não conseguiu. No ano passado, a jovem chegou a morar no Rio de Janeiro, também à procura de emprego em publicidade. Porém, conseguiu trabalho como vendedora em uma empresa de óculos e acessórios.
De volta à capital potiguar, “Mica” decidiu abrir o próprio negócio, uma barbearia no bairro Nova Parnamirim. Mas os planos da jovem se depararam com os percalços trazidos pela onda de insegurança no Estado. "O antigo ponto que ela abriu a barbearia foi assaltado duas vezes. Em uma delas, apontaram a arma na cabeça dela. Estamos à mercê de toda essa situação. Infelizmente", declara Elizabeth Lopes, prima de Micaela.

Com os assaltos sofridos no antigo estabelecimento onde funcionava a barbearia, Micaela decidiu se mudar para o novo ponto, dentro do pequeno centro comercial no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Abel Cabral, local em que acreditava ter garantido o mínimo de segurança para trabalhar. Em uma rede social, a jovem não escondia o temor da violência a qual foi alvo anteriormente. "Natal está entregue aos bandidos! Não existe mais segurança pública. Os bandidos que estão mandando nessa cidade", postou a publicitária no dia 17 de junho.


Ao mesmo tempo, “Mica” fazia questão de externar sua realização pessoal com o pequeno negócio. No último dia 12, ela anunciava o novo endereço da barbearia. No dia seguinte, 13 de julho, em seus últimos momentos em vida, a cabeleireira publicou uma foto em que fazia a barba de um cliente com a legenda que traduzia o espírito de viver da jovem. “Escolha uma profissão que te faça FELIZ” (sic).

A família de Micaela está organizando um protesto para o próximo domingo (16), em frente ao shopping onde aconteceu o crime, mas ainda sem horário confirmado até o fechamento desta edição.

Com informações do G1/RN + Tribuna do Norte