ANIMAIS SÃO ENVENENADOS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE


Um possível crime de natureza ambiental pode ser a causa da morte de diversos animais e aves nas proximidades do sitio Bonito e comunidades vizinhas, em Governador Dix-Sept Rosado. A suspeita é que uma pessoa, cuja identidade não será revelada por falta de provas concretas, esteja colocando veneno em partes de comida (pedaços de carne) e jogando aos arredores de sua propriedade para matar cães que andam atacando sua criação de caprinos e ouvinos. No entanto, a atitude criminosa, caso venha ser confirmada, tem atingido indistintamente diversos tipos de animais e aves necrófagas e de rapina.
Fomenta ainda mais a suspeita de crime ambiental o sumiço repentino de vários cães nessas comunidades e o fato de está se encontrando ao lados de alguns cães mortos, vários urubus também mortos, o que me leva a crer serem envenenados ao comerem esses animais em decomposição. Além dessas aves também são encontrados mortos nas proximidades animais domésticos, como gatos; e silvestres, como raposas. Nas fotos abaixo mostro um registro que fiz hoje pela manhã, enquanto procurava meu cão que sumiu próximo ao local, quando me acompanhava no último sábado, dia primeiro deste mês. A respeito do crime convêm mostrar o que diz artigo 32, parágrafos 1,2 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998 - Lei de Crimes Ambientais:
Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
No mais, fica o apelo para que atitudes como essa sejam rebatidas, para que prejuízos maiores não venha acontecer aos donos e aos animais que nao estejam praticando os ataques, como também a nossa fauna, tão perseguida e em risco de extinção.
NA FICHA DA POLÍCIA