Presidente Marcelo Queiroz participa de abertura do 8º Fórum de Turismo do RN


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na tarde desta sexta-feira, 7.04, da solenidade de abertura do 8º Fórum de Turismo do RN e da 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), eventos simultâneos que acontecem até amanhã, 8.04, no Centro de Convenções de Natal, e que têm, entre os objetivos o incentivo ao intercâmbio entre academia, empresariado e setor público; e a promoção dos atrativos turísticos dos cinco polos que compõem o trade do estado (Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Agreste-Trairi e Serrano).

Um dos organizadores do evento, o diretor da Argus Eventos e Turismo, Gustavo Porpino, destacou que “serão dois dias de amplos debates para contribuir com o desenvolvimento do turismo do estado”. A expectativa é que participem do Fórum e da Femptur cerca de 3 mil pessoas no total.

“Acreditamos, firmemente, que apostar no turismo potiguar, em políticas públicas mais efetivas, eficazes e, sobretudo, perenes de estímulo à atividade é um dos caminhos possíveis para reaquecermos nossa economia. Que este Fórum seja mais um canal para debatermos estas questões, identificar gargalos e apontar soluções. E que nosso turismo continue no rumo do crescimento, fortalecendo-se com o apoio de todos nós – governos, iniciativa privada e até da população”, disse o presidente Marcelo Queiroz em seu discurso.

O Sistema Fecomércio RN é apoiador do evento, e por meio do Senac, participa do Fórum desde 2012. No Espaço Senac, os visitantes poderão conhecer as oportunidades de capacitação disponíveis na Instituição para o período de abril a junho e os serviços oferecidos pelo Atendimento Corporativo, área que trabalha alternativas para potencializar o desempenho de organizações com foco na qualificação profissional. Também ocorrerão aulas-show, seguidas de degustações, orientadas pelos instrutores Angelo Medeiros e Eliane Soares, além de dinâmicas relativas ao turismo potiguar, com sorteio de livros.

O governador do RN, Robinson Faria, fez questão de destacar que é parceiro do turismo, atividade que é grande vetor para que o estado possa sair da crise. “O turismo envolve 50 setores da economia. É o caminho para gerar renda, para empregar muitos jovens”. Já o senador Garibaldi Alves, afirmou que “em uma economia que era baseada na fruticultura irrigada e no petróleo, é preciso investir no turismo”.

A programação do Fórum de Turismo vai contar com palestrantes nacionais e internacionais, como o presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), Pedro Costa Ferreira; o diretor operadora argentina All Seasons, Gabriel Sanchez; e do diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International, Rodrigo Cordeiro. Já a 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN conta com estandes de municípios turísticos, com exposição de produtos e serviços.

Também participaram da abertura dos eventos a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, representando o prefeito Carlos Eduardo Alves; o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, o vereador Felipe Alves; a vereadora Júlia Arruda; o deputado estadual Tomba Farias; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Fabrizio Leite Feitosa; o diretor Técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson; o diretor Regional do Senac, Fernando Virgilio; a diretora de Educação Profissional do Senac, Lucinete Araújo.