Pesquisa revela qual é a melhor internet banda larga em cada estado do Brasil


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou recentemente uma pesquisa de satisfação com mais de 150 mil pessoas espalhadas pelo Brasil. O objetivo do estudo foi descobrir o que os clientes de internet banda larga fixa acham dos serviços oferecidos por suas provedoras.
Com base nessa pesquisa, o site Melhor Plano divulgou nesta segunda-feira, 3, um levantamento que mostra qual é a melhor operadora em cada estado do Brasil, de acordo com a avaliação dos próprios consumidores. Confira o ranking logo abaixo.
Acre (AC): NET
Alagoas (AL): Vivo
Amazonas (AM): NET
Bahia (BA): NET
Ceará (CE): NET
Distrito Federal (DF): NET
Espírito Santo (ES): NET
Goiás (GO): Vivo
Maranhão (MA): NET
Mato Grosso (MT): NET
Mato Grosso do Sul (MS): NET
Minas Gerais (MG): Algar Telecom
Pará (PA): NET
Paraíba (PB): NET
Paraná (PR): Sercomtel
Pernambuco (PE): NET
Piauí (PI): NET
Rio de Janeiro (RJ): Tim
Rio Grande do Norte (RN): Cabo Telecom
Rio Grande do Sul (RS): NET
Rondônia (RO): Blue
Roraima (RR): Oi
Santa Catarina (SC): Vivo
São Paulo (SP): Tim
Sergipe (SE): NET
Tocantins (TO): NET
Para montar a lista, o Melhor Plano usou dados da Anatel sobre a satisfação dos clientes em relação às suas operadoras contratadas. Quatro critérios primordiais foram avaliados pelos consumidores: velocidade da internet, estabilidade da conexão, disponibilidade da rede e o atendimento da empresa.
Desse modo, algumas operadoras podem se destacar em um ou mais critérios, ou em todos. O levantamento do Melhor Plano então selecionou como "melhor operadora" aquela que foi mais bem avaliada em um maior número de critérios. Apenas o Amapá ficou de fora da pesquisa, já que nenhuma operadora do estado foi avaliada pela Anatel.
O Melhor Plano é o mesmo que divulgou, em março, um outro levantamento sobre o preço médio da internet banda larga móvel no Brasil. Comparando tarifas com velocidade e limite de franquia, o site revelou qual é a internet móvel mais cara e qual é a mais barata no país. Confira aqui.
olhardigital.uol.com.br