Primeira edição do Grand Slam Nordeste de jiu-jitsu reúne mais de mil atletas neste final de semana em Natal


Atletas de todo o Nordeste e de outras regiões do Brasil se reunirão neste final de semana para lutar pelo título da primeira edição do Grand Slam de Jiu-Jitsu, que será realizado no ginásio do colégio Sagrada Família, em Natal. Ao todo, 1.108 atletas de 41 academias estarão em ação disputando R$ 15 mil em premiação. As lutas serão iniciadas às 9h deste sábado (11) com término no domingo (12).

A princípio, o evento seria realizado em apenas um dia, mas o número de inscritos fez a organização repensar a logística. Para o organizador do campeonato, Felipe Medeiros, a ideia de estender a competição leva em conta o conforto dos atletas. “Depois que confirmamos o número final de inscritos constatamos que será impossível cumprir o cronograma na íntegra. Por isso, incluímos mais um dia, para evitar que os lutadores se desgastassem muito aguardando ou que tivessem que entrar no tatame de madrugada”, observou.

Para Medeiros, a quantidade de inscritos surpreendeu até as expectativas mais otimistas. “Muitas pessoas deixaram para confirmar a participação de última hora, e o número mais que dobrou. Foi uma boa surpresa porque para uma primeira edição foi superior ao que a gente estava esperando”, explicou. Uma novidade é que não só atletas do Brasil estarão em ação, lutadores da França e dos Estados Unidos também participarão.

O organizador detalhou que a quantidade de inscritos se deve, em grande parte, a uma nova abordagem em termos de competições de jiu-jitsu. “O campeonato foi pensando de uma forma diferente dos outros eventos. Todo mundo que subir no pódio do absoluto adulto ou master masculino terá direito a um kimono. Isso é uma forma de valorização, porque o mais comum é que apenas o campeão seja premiado. No Grand Slam, pensando nisso, todo mundo vai sair pelo menos com um kimono novo”, adiantou.

“A primeira edição do campeonato mostrou que os atletas abraçaram a ideia da melhor distribuição dos prêmios, o que me deixou muito feliz, mas ao mesmo tempo traz uma grande responsabilidade. Isso não seria possível sem a confiança das equipes, dos mestres e dos próprios atletas. Essa será a primeira edição, mas a tendência é que outras sejam realizadas ainda neste ano”, projetou.

Serviço:
Grand Slam Nordeste de Jiu-Jitsu
Local: Ginásio do Colégio Sagrada Família, na avenida Olinto Meira, ao lado do Colégio Nossa Senhora das Neves.
Horário: a partir das 9h no sábado (11) e domingo (12).
Entrada: livre