Velório coletivo será sábado em Chapecó


O velório coletivo dos membros da diretoria, comissão técnica e atletas da Chapecoense será realizado amanhã, na Arena Condá, em Chapecó.
A confirmação foi feita pelo vice-presidente do clube catarinense, Ivan Tozzo, que tem conduzido os assuntos internamente após a tragédia que matou 71 pessoas na queda do avião que levava a equipe para a decisão da Copa Sul-Americana.

A expectativa é que os corpos cheguem a Chapecó na madrugada de amanhã. A programação inclui um evento com o presidente do Brasil, Michel Temer, às 8h de sábado, ainda no aeroporto, e na sequência o início do velório.

Os corpos foram identificados e estão numa funerária colombiana para embalsamento.

Nem todos serão conduzidos à Arena Condá inicialmente. A família do técnico Caio Júnior quer evitar grandes deslocamentos e prefere fazer o cerimonial em Curitiba, a exemplo dos representantes dos auxiliares Eduardo de Castro Filho, o Duca, e Luiz Felipe Grohs, o Pipe, que também vão direto à capital paranaense.

O Instituto Médico Legal (IML) de Medellín terminou de identificar as 71 vítimas do acidente aéreo ontem pela manhã. Destes, 19 eram atletas da Chape.

Mães de vítimas de tragédia de 1972 enviam mensagem de solidariedade
O acidente sofrido pela delegação da Chapecoense comoveu os familiares dos jogadores de rugby, uruguaios que viveram uma tragédia aérea em 1972, na Cordilheira dos Andes. Pela internet, um grupo de mães das vítimas enviou uma mensagem de solidariedade ao clube brasileiro.

“Quarenta e três anos atrás, mas na Cordilheira dos Andes, mães, pais e irmãos de um grupo de atletas uruguaios viviam uma angústia como a que estão experimentando os seres queridos dos falecidos no acidente do avião que levava o equipe de Chapecoense. Como agora, uns viveram e outros ficaram na memória para sempre. É difícil em circunstâncias como estas pensar além da dor, mas vocês têm toda a nossa solidariedade e empatia. As mães daqueles que não voltaram dos Andes fundaram a Biblioteca Nossos Filhos sublimando sua dor, para servir a outros e manter viva a lembrança de seus filhos. Desde aí, abrimos nossos corações para as famílias e amigos das vítimas de Chapecó, Brasil”.

Conmebol diz que vai declarar Chape campeã da Sul-Americana
A Chapecoense será declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016. A Conmebol já tomou a decisão, mas não a anunciou ainda por dois motivos: não quer tratar publicamente do assunto porque avalia que ainda não é o momento adequado para tratar de assuntos esportivos ou administrativos; e precisa resolver a burocracia necessária, como submeter a decisão ao Conselho da Conmebol (antigo Comitê Executivo), que só volta a se reunir em 21 de dezembro.

Desta maneira, a Chapecoense estará automaticamente garantida na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, assim como na decisão da Recopa – título que vai decidir contra o Atlético Nacional de Medellín.

O clube colombiano seria o rival da Chape na decisão da Copa Sul-Americana que nunca foi disputada. O Nacional de Medellín pediu publicamente para a Conmebol declarar a Chape campeã. Será atendido.

Sobre a última rodada do Campeonato Brasileiro, presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, informou que o clube não vai enfrentar a Chapecoense. Desde a tragédia com a delegação da equipe catarinense, na Colômbia, a diretoria atleticana se mostrou contra a realização da partida.

O presidente da Chapecoense Ivan Tozzo mostrou-se a favor da não realização da partida e negou qualquer tipo de pressão da CBF para que o jogo pela última rodada fosse disputado.

http://diariodosul.com.br/