Escolas bilíngues aplicam exames de Cambridge


A importância da fluência em inglês nos dias de hoje é incontestável.  Por isso, existem escolas que investem no ensino bilíngue para que seus alunos tenham contato com a língua desde cedo e, assim, desenvolvam naturalmente suas habilidades comunicativas no segundo idioma. Mas, como os pais - que muitas vezes não são falantes do inglês - podem ter certeza de que os filhos estão mesmo dando seus passos rumo ao bilinguismo?
A professora Ana Gurgel, diretora pedagógica do Twice, sistema bilíngue de ensino presente em escolas de seis Estados brasileiros, acredita que, além das provas regulares, os alunos devem ser avaliados por instituições estrangeiras reconhecidas pelo estudo do idioma, como é o caso da Universidade de Cambridge.
Por isso, o Twice indica os chamados YLE (Young Learners Exams), que acontecem anualmente e podem ser aplicados a crianças que cursam o 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental. A avaliação é elaborada e corrigida diretamente pelos profissionais da própria Universidade de Cambridge, que avaliam a leitura, escrita, pronúncia e a compreensão do inglês.
aluna Ana Maria, do colégio Balãozinho, em Natal (RN), fez a avaliação no nível starters e conta que teve facilidade sobretudo na pronúncia. “A prova é fácil, mas também tem suas partes difíceis. Basta estudar bastante que você terá um bom resultado”, contou. Já Fernanda Aby, outra aluna da escola, explica que o simulado realizado antes do exame pelo colégio e os exercícios do material didático do Twice são parecidos com as questões da prova. “Isso facilita muito, pois me ajudou a ver como era o estilo da prova”., disse.
A diretora da escola Laser Solar dos Lagos, Andreia Inacio, conta que 70% das novas matrículas no colégio aconteceram desde queanunciaram a parceria com o Twiceque implementou o ensino bilíngue integrado ao currículo regulamentado pelo MEC. A partir de 2017, a instituição oferecerá a avaliação de Cambridge como parte oficial de sua grade. Assim, todos os alunos do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental realizarão a prova.